02/03/2023 às 15h51
262
Da Redação
BRAGANCA / PA
A Abin é responsável pelo serviço de inteligência do país e agora deixa de estar sob o guarda-chuva de órgão comandado por um militar. A medida foi publicada na edição de hoje do DOU (Diário Oficial da União).
Rui Costa passa a ser o responsável pela agência. O chefe da Casa Civil é visto como um homem de confiança do presidente.
A ideia de tirar a agência do GSI era estudada desde a transição. Integrantes da equipe de Lula ficaram incomodados com a militarização que a agência passou a ter no governo Jair Bolsonaro (PL).
O presidente está publicamente desconfiado com a guarda do Palácio do Planalto desde as invasões golpistas de 8 de janeiro. Ele tem pedido alternativas para substituir os militares.
A Abin disparou sete alertas sobre a manifestação bolsonarista entre a noite de sexta-feira e a tarde do domingo em que foram registradas as invasões golpistas. Segundo reportagem da revista Piauí, a Abin mencionou risco de "ações violentas" e de "ocupações de prédios públicos", mas não houve providências.
Um relatório de março de 2020 apontou que Bolsonaro teria sido alertado sobre os riscos do coronavírus. Durante sua gestão, no entanto, o presidente colecionou declarações que minimizaram o risco da doença que matou mais de 699 mil brasileiros, como quando a chamou de "gripezinha".
A agência é fiscalizada por controle externo, exercido pelo Congresso Nacional, que possui uma comissão mista de senadores e deputados para isso: a CCAI (Comissão Mista de Controle da Atividade de Inteligência).
FONTE: Uol
0 comentários
Há 9 meses
Vídeo: Em Bragança mulher tem braço dilacerado por pitbullHá 9 meses
Jogo do Parazão tem suspeita de manipulação no resultadoHá 9 meses
Felipe e Luccas Neto vencem processo contra Hélio LopesHá 9 meses
Anvisa libera vacina contra a dengue para faixa etária de 4 a 60 anosHá 9 meses
Preço do ovo de galinha teve aumento de 16% em um ano