Segunda, 29 de novembro de 2021
91992772955
Brasil

24/11/2021 às 20h57 - atualizada em 25/11/2021 às 19h50

82

Da Redação

Belém / PA

Centenas de balsas de garimpo ilegal invadem rio Madeira no Amazonas
Garimpeiros estão em busca de ouro após ouvir que havia grande quantidade na região
Centenas de balsas de garimpo ilegal invadem rio Madeira no Amazonas
Silas Laurentino Balsas de garimpo ilegal no rio Madeira, no Amazonas

O rio Madeira, no Amazonas, é alvo de uma invasão de centenas de balsas de  garimpo ilegal desde o último domingo (21). As balsas estão enfileiradas entre os municípios de Autazes e Nova Olinda do Norte.


Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, informações preliminares indicam que há cerca de 640 balsas na região, em busca de ouro. A publicação explica que essas balsas usam longas mangueiras que são lançadas até o leito do rio e, depois de acionadas por geradores, sugam tudo que encontram - em outubro, yanomamis denunciaram a morte de duas crianças indígenas que foram sugadas por balsas do tipo.


No caso atual, os garimpeiros correm para extrair o material após terem ouvido que encontraram uma grande quantidade do minério no local. "Lá embaixo estão fazendo uma grama de ouro por hora", diz um garimpeiro em áudio obtido pelo jornal.


Em resposta, o Ibama disse que já "teve ciência do caso" e que se reuniu com o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) para "tomar as devidas providências e coordenar uma fiscalização de garimpo na região". Já o Ipaam informou que será feito um diagnóstico para apurar a real situação da área.

FONTE: Último Segundo

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Bragançahojeonline 2021 Desenvolvido por:
Jayro Anderson